Garantias de Risco

A London Forfaiting pode oferecer ao exportador um contrato que garante o pagamento no caso de inadimplência do importador ou também num caso de centralização cambial (moratória).

Este produto possui algumas vantagens em relação às tradicionais apólices de seguro, uma vez que, não é necessário se esperar de 180 a 360 dias para a seguradora efetuar o pagamento.

Normalmente os prazos da London Forfaiting são divididos em duas partes, uma o que chamamos de período de espera ("waiting period"), que consiste num periodo entre 30 a 45 dias após a data de vencimento. Utilizamos este período pois em muitas vezes o pagamento será feito com alguns dias de atraso e não constituiria um evento de não pagamento.

A outra parte nós chamamos de período de solicitação ("claiming period"), que consiste no período de 7 dias úteis após o "waiting period" e que o exportador tem para fazer a solicitação junto à London Forfaiting para que esta pague a quantia garantida.

A partir desta explicação pode-se perceber claramente que utilizando a London Forfaiting para garantir o pagamento ou risco político o exportador receberia o valor devido em no máximo 60 dias após a data esperada.