Silent Confirmation

 

Normalmente usada em conjunto com cartas de crédito à vista, a silent confirmation e a garantia de pagamento foram criadas para proteger os exportadores dos riscos políticos, de crédito e de transferência.

 

Em alguns casos, o banco abridor não requer que suas cartas de crédito sejam confirmadas, ou o banco avisador não é apto ou não está disposto à fornecer uma confirmação. A London Forfaiting poderá oferecer  uma garantia que cobrirá totalmente o exportador caso o banco abridor não faça o pagamento na devida data.

 

Os exportadores que regularmente se utilizam da silent confirmation ou garantias de pagamento, tendem a ter  uma política extremamente conservadora em relação à tomada de risco político em seus balanços, mas não obrigatoriamente têm a necessidade de apresentar liquidez

 

É importante enfatizar que a silent confirmation ou garantia de pagamento pode também ser usada em transações que não envolvam cartas de crédito. Por exemplo, notas promissórias ou letras de câmbio com vencimento menores do que 90 dias tendem a  ter dificuldades para serem descontadas. Entretanto, os prazo curtos para estes tipos de transações tornam-as bem propícias para uma silent confirmation ou garantia de pagamento. Mais uma vez, enfatizamos que a documentação e o processo para a emissão da silent confirmation ou garantia de pagamentos são consistentes com a filosofia de simplicidade e eficiência da London Forfaiting.